Biometria vira obstáculo para beneficiários do INSS no RN

Biometria vira obstáculo para beneficiários do INSS

Mesmo com a determinação do INSS para aposentados, pensionistas e para aqueles que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC-LOAS) atualizarem o cadastrado biométrico até o dia 20 de novembro, beneficiários da previdência social não estão conseguindo ter acesso aos canais oficiais. A dificuldade em acessar app do INSS tem exposto uma fragilidade cada vez mais preocupante entre idosos brasileiros. Muitos beneficiários não conseguem utilizar os serviços digitais do Instituto Nacional do Seguro Social. Com isso, ficam vulneráveis a fraudes e cobranças indevidas.

Um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) confirmou que milhares de aposentados sequer sabiam da existência de descontos em seus benefícios. Em grande parte dos casos, não reconheciam a suposta filiação que justificava as cobranças.

O levantamento da CGU, divulgado em abril pela Agência Brasil, revelou que 72,4% dos entrevistados desconheciam a cobrança associativa. Além disso, 42,4% nunca haviam usado o aplicativo Meu INSS. Esses dados evidenciam a distância entre a digitalização dos serviços públicos e o nível de letramento digital da população idosa.

The post Biometria vira obstáculo para beneficiários do INSS no RN first appeared on Blog do Seridó.