Aneel abre consulta pública para revisar bandeira tarifária da conta de luz

conta de luzOs diretores da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovaram nesta 3ª feira (23.mar.2021) a instauração de consulta pública para revisar a bandeira tarifária, mecanismo que indica ao consumidor se haverá ou não acréscimo da cobrança da conta de energia elétrica por causa do custo de sua geração. As contribuições poderão ser feitas de 4ª feira (24.mar) até 7 de maio sobre a proposta do diretor Sandoval Feitosa (íntegra – 332 KB) avalizada também nesta 3ª feira pela própria agência.

Todo mês, o ONS (Operador Nacional do Sistema) estima o custo médio da geração de energia do mês seguinte. São considerados ainda o valor da usina térmica mais cara que será ligada se necessário, as condições climáticas e o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas.

Durante o período chuvoso, a energia gerada pelas hidrelétricas é suficiente para abastecer grande parte da demanda do país. Assim, a geração fica mais barata. Em épocas de seca e calor, porém, as térmicas, que custam mais caro, são acionadas.