O açude Guarita, no município de Tangará, pode romper a qualquer momento. O alerta foi feito na manhã deste sábado (29) pela Coordenadoria da Defesa Civil, que recomenda às famílias ribeirinhas a deixarem suas casas imediatamente.
“O pessoal da margem ribeirinha deve ficar atento, sair de suas casas, levar os animais, pois a qualquer momento o açude pode romper”, alertou o coordenador da Defesa Civil no município, Alcides Geraldo Barbosa.
Caso ocorra a ruptura, as comunidades na zona rural de Tangará, Serra Caiada (povoado Cacimba de Baixo) e Boa Saúde serão as mais prejudicadas, segundo Alcides, que também estende o alerta para os moradores dos municípios de Monte Alegre, Nísia Floresta, Lagoa Salgada e São José de Mipibú.
O açude já havia apresentado um vazamento, que foi minimizado com o alargamento do sangradouro. No entanto, um outro trecho da parede não resistiu às fortes chuvas. “Hoje de manhã começou um vazamento ainda maior. Já derrubou um bloco grande de terra aqui”, descreveu Alcides.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) estão se deslocando para o local. Ele disse ainda que o Exército já havia cedido um trator para ajudar nos reparos que vinham sendo feitos.