O coordenador da Defesa Civil estadual, Tenente Coronel, Josenildo Aciolly, afirmou que não pode evitar os prejuízos causados pelas chuvas. Para ele, o que se pode fazer são ações preventivas de minimização dos danos. Segundo o coordenador, a Defesa Civil está visitando os municípios e as principais áreas de risco.
“Estamos atuando em trabalho conjunto com a Defesa civil dos municipios e as prefeituras. Após essa etapa, enviamos relatórios para o Corpo de Bombeiros e Secretaria de Justiça, para que sejam tomadas as devidas providências”, afirmou. O Tenente Coronel disse ainda que o problema dos açudes não é só a falta de manutenção. Para ele, o problema maior é o fato das pessoas construírem em áreas de risco.
Durante a audiência, Josenildo Aciolly solicitou a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) uma parceria. Ele pediu a UFRN uma contribuição cientifica com a Defesa Civil do Estado. Ele também afirmou ainda que esse debate é de extrema importância para pautar as dicussões necessárias de cada órgão e alertar a população quanto ao trabalho da Defesa Civil. O coordenador fez ainda um alerta às prefeituras que ainda não tem Defesa Civil.
“Os municípios que não tem Defesa Civil precisam de atenção redobrada, já que não possuem um órgão que articule, que faça um planejamento em caso de desastre”, alertou.