Com o objetivo de discutir questões referentes à Estadualização do Hospital Regional do Seridó, o Conselho Estadual de Saúde (CES) realizará, nesta sexta-feira, 25 de março, reunião extraordinária. O evento vai ocorrer das 8h às 13h, no auditório da 4ª Unidade Regional de Saúde Pública (Ursap), com sede em Caicó.
Atendendo à população dos 25 municípios da 4ª Ursap, o hospital é o maior da região e inicia, a partir de abril, um processo de Estadualização, segundo o qual sua coordenação deixará de ser responsabilidade da Associação dos Municípios do Seridó, tornando-se do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). “Esse processo busca superar as dificuldades operacionais enfrentadas até o momento, de modo a melhorar o atendimento e a qualidade dos serviços prestados”, explicou o Presidente do CES, Francisco Canindé dos Santos, que informou, também, que um diagnóstico da atual situação do hospital será apresentado e discutido na reunião.
Além disso, serão debatidas, no encontro, questões como o quantitativo de profissionais de saúde necessário para a unidade hospitalar, sua infraestrutura e equipamentos que precisam ser adquiridos, bem como os tipos de serviços a serem oferecidos, de acordo com as demandas específicas da região.
Outro ponto de discussão será a situação da clínica de hemodiálise privada que funciona nas dependências do hospital.