Os alunos da rede estadual de ensino começaram a semana sem poder ir para escola. Isso porque os professores e servidores da educação deflagraram greve a partir desde ontem, segunda-feira. A paralisação atinge 739 escolas em todo o Rio Grande do Norte, deixando mais de 300 mil estudantes sem aula. Em Caicó ficarão sem aula cerca de quatro mil alunos e quase cem por cento das escolas da cidade estão paralisadas.
No Seridó, o movimento ainda não foi composto em sua totalidade, mas uma reunião com todos os professores será realizada. “Estamos com informações que a maioria das escolas de Caicó já paralisou suas atividades e as que ainda não pararam irão tomar decisões. As escolas maiores já pararam e cerca de quatro mil alunos pararam”, disse Jane Mariz, coordenadora do Sinte-RN, regional de Caicó.
Ela afirma que o maior culpado pela greve é o governo e as autoridades políticas o Estado. “O que falta é que o governo coloque a mão na consciência e cumpra o que está previsto na lei, que é o plano de cargos carreira e salário. Com isso, todo esse prejuízo deve ser minimizado”, completou Jane.
De acordo com Fátima Cardoso, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte-RN), várias reuniões foram realizadas com o chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes, e com a secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho.