Os deputados da Comissão de Educação e Cultura da Câmara aprovaram hoje (25), por unanimidade, uma moção de saudação à professora potiguar Amanda Gurgel, que recentemente ganhou as redes sociais ao denunciar as condições aviltantes de trabalho dos profissionais do magistério. A moção, proposta pela deputada Fátima Bezerra, também elogiou a atitude da educadora, que em participação no programa Domingão do Faustão, no último domingo, defendeu a campanha pelos 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para a educação.
“Foi muito oportuna a fala da professora, já que o tema financiamento da educação está em discussão no Plano Nacional de Educação, atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados. Além disso, foi uma das principais deliberações da Conae (Conferência Nacional de Educação), realizada em abril do ano passado, foi a destinação de 10% do PIB para a educação”, diz a nota.
De acordo com a nota, a manifestação de Amanda Gurgel reforça uma bandeira histórica da luta dos trabalhadores em educação do nosso país: a de que sejam destinados mais recursos para o setor. A participação dela é muito bem vinda, pois não “há como se falar em uma educação de qualidade sem que se tenham recursos humanos, financeiros e tecnológicos adequados”.