Com a Lei da Ficha Limpa em vigor, os candidatos fichas sujas poderão ter seus registros de candidaturas impugnados pela Justiça. O Ministério Público Eleitoral (MPE) ingressou ontem com mais 157 ações de impugnação de registro de candidatura (Airc). Natal é a cidade com a maior quantidade de impugnações.
Até a manhã de ontem, foram ajuizadas na capital do estado 82 Aircs. Em Parnamirim, terceiro maior colégio eleitoral do RN, foram 48 ações de impugnação.
No interior do estado, a ausência de comprovante de escolaridade tem sido a causa campeã do ajuizamento das ações. Em Natal, a falta de documentos que comprovem a desincompatibilização de cargos públicos no prazo legal e a aplicação da Lei da Ficha Limpa figuram em primeiro e segundo lugar, respectivamente. Neste último caso estão incluídos os candidatos a prefeito de Extremoz e Maxaranguape, Enilton Batista da Trindade e Antonio Costa Filho, respectivamente.

