
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou, nesta terça-feira (23), uma sessão solene em homenagem ao centenário do Educandário Santa Teresinha. A iniciativa foi proposta pelo deputado estadual Adjuto Dias (MDB) e reuniu autoridades, representantes da comunidade escolar, ex-alunos, professores e familiares que fizeram parte da história da instituição.
Fundado há 100 anos, o Educandário Santa Teresinha consolidou-se como referência no ensino potiguar, sendo responsável pela formação educacional e moral de diversas gerações. Ao longo de sua trajetória, a instituição se destacou pelo compromisso com a qualidade de ensino e pela contribuição direta ao desenvolvimento social e cultural do Rio Grande do Norte.
Falando em nome da Assembleia Legislativa, o deputado Adjuto Dias enalteceu o papel das pessoas que contribuíram ao longo da história centenária do Educandário Santa Teresinha. No entendimento do parlamentar, “a grandeza de uma instituição se mede também pela vida e missão das pessoas que a conduzem” e, por isso, o parlamentar prestou homenagem às personalidades que marcaram a história da instituição e da Congregação das Filhas do Amor Divino.
“O Santa Terezinha não se limitou ao ensino formal. Ele formou integralmente, desenvolvendo competências, habilidades, atitudes e valores com base no Evangelho e na espiritualidade cristã. Hoje, sob a direção da irmã Maria das Neves, o Educandário permanece atuando na educação infantil ao ensino médio, mantendo viva a missão de preparar os jovens para o mundo”, ressaltou o deputado, dizendo ainda que a homenagem prestada pela Casa Legislativa simboliza o reconhecimento do povo potiguar à relevância do Educandário Santa Teresinha para o progresso do Estado.
Durante a solenidade, foram lembrados os professores, gestores, funcionários e estudantes que marcaram a história centenária da instituição, ressaltando o papel da escola na formação de cidadãos conscientes e preparados para os desafios do futuro.
Discursando em nome de todas as homenageadas, a irmã Juliana Alves Pimentel agradeceu pela iniciativa do deputado Adjuto Dias em propor a homenagem e relembrou a história do Educandário. Ela enalteceu o nome de diversas pessoas que colaboraram para que a instituição centenária fosse reconhecida como referência na Educação e disse que a homenagem é um combustível para que a instituição de ensino siga no caminho que traçou ao longo dos anos.
“Como discípulas seguidoras de Jesus, não buscamos reconhecemos humanos, mas quando eles vêm nos incentiva a nos mantermos no caminho certo e nos faz sentir aceitos, amados e comprometidos. Firmamos nosso compromisso de continuar firmes em nossa missão educativa seguindo as orientações de Madre Francisca Lechner, nossa fundadora. Que Deus abençoe todos nós”, disse a irmã Juliana Alves Pimentel.