
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou nesta sexta-feira (19) sessão solene para entrega do título de cidadão norte-rio-grandense ao professor e jurista José Orlando Ribeiro Rosário. A iniciativa foi do deputado estadual José Dias (PL).
A solenidade contou com a presença de autoridades como o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo; o procurador regional da República, Marcelo Alves Dias Souza, e o desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), Walter Nunes.
Em seu discurso, o deputado José Dias destacou a importância da concessão do título e lembrou que a homenagem se volta àqueles que contribuem de forma marcante para o estado. Ele ressaltou a trajetória do professor, apelidado de “diplomata da UFRN” por ter sido acionado por diversos reitores na solução de questões fundamentais para a instituição. “Ao conceder o título de cidadania, não estamos simplesmente honrando quem recebe. Estamos fazendo jus a quem contribui e contribuiu magistralmente para a formação de docentes e discentes da universidade”, afirmou.
O professor José Orlando agradeceu pela honraria e destacou sua ligação com o Rio Grande do Norte. “Um grande sentimento de gratidão e alegria me atravessa neste momento. Por receber esta honraria neste estado que tanto amo. Minha jornada ainda não chegou ao fim, precisamos criar a Faculdade de Direito. Já me sentia potiguar, esse título é apenas para conferir o que eu já trazia no coração”, declarou, dedicando agradecimentos à esposa, familiares e amigos.
Natural de Adustina, no sertão da Bahia, José Orlando reside em Natal desde 2001. Casado, pai de dois filhos promotores de Justiça e avô de três netas, construiu sua vida pessoal e profissional no Rio Grande do Norte. Foi procurador e magistrado, é professor titular do curso de Direito da UFRN, onde já chefiou o Departamento de Direito Público por mais de uma década e atualmente lidera o Departamento de Direito Processual e Propedêuticas, do qual é fundador.
Entre suas contribuições, também se destacam a criação do curso de Relações Internacionais da UFRN, a participação em programas de pós-graduação e em conselhos superiores da instituição, além da atuação em pesquisa, ensino e extensão. Reconhecido como gestor democrático, humanista e referência acadêmica, o professor tem sua trajetória marcada pelo compromisso com a formação social, jurídica e humanística de gerações de estudantes.