Júri Mirim mistura protagonismo infantil e compreensão do papel da Justiça entre crianças de Jardim do Seridó

Certamente é um dia que ficará impregnado na mente de cada uma delas, em um momento onde a infância faz voos mais longos em perspectivas de futuro. Estamos falando das Crianças do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) de Jardim do Seridó, município distante pouco mais de 200 quilômetros de Natal. A manhã desta quarta-feira, 30 de outubro, é memorável por uma série de fatores. Em vez de super-heróis, essa turma boa vestiu togas, defenderam o direito, acusaram com provas e aprenderam lições para a vida toda.

No Fórum de Justiça Desembargador Oscar Siqueira, participaram de um júri simulado. Na presidência dos trabalhos, o juiz mirim Yan Gabriel Alves; na acusação, o promotor de Justiça Luiz Guilherme Azevedo dos Santos e como defensora pública, Maria Clara Araújo dos Santos, trio na pureza dos 11 anos de idade.

Iniciativa do juiz responsável pela unidade judiciária, Silmar Lima Carvalho, o júri simulado contou com a participação do promotor de justiça da Comarca, Flávio Nunes da Silva, e da defensora pública da  Comarca de Parelhas, Pâmela Kelly de Azevedo Lima. Cada um desses atores da Justiça auxiliou o respectivo “profissional” mirim durante a realização dos trabalhos.

“O Júri Mirim é um projeto inovador, de relevante impacto social e tem como objetivo permitir que as crianças entendam o mecanismo de atuação da Justiça. Além de levar noções de cidadania, aproximamos a sociedade do Judiciário, não só quanto ao julgamento dos processos, mas oferecendo oportunidade para que elas compreendam melhor o papel da Justiça”, resume o juiz Silmar Lima Carvalho. A iniciativa é o embrião de projeto maior da Comarca de Jardim do Seridó a se espalhar pelas demais cidades integrantes da circunscrição judiciária.

The post Júri Mirim mistura protagonismo infantil e compreensão do papel da Justiça entre crianças de Jardim do Seridó first appeared on Blog do Seridó.