Levantamento feito pelo g1 com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta que 1.823 candidatos — homens e mulheres — nas eleições municipais não receberam nenhum voto no último domingo (6), dia da votação do primeiro turno. O número de candidatos sem voto corresponde a 0,39% das candidaturas que apareceram nas urnas
Apenas 2 dos candidatos zerados na urna disputavam a prefeitura. Todos os demais eram candidatos a vereador. Desses candidatos sem voto, 29,3% (535) são mulheres pretas ou pardas, quase um terço. Apesar de representarem um terço das candidaturas sem votos, as mulheres pretas e pardas foram 17,66% do número total de candidatos.
A votação zerada, segundo o TSE, é um dos fatores que indicam uma possível fraude à cota de gênero. Outro fator é não ter movimentado contas bancárias ligadas à campanha. Os homens pretos e pardos foram 36,6% das candidaturas sem votos. E foram 33,9% do número total de candidatos.
The post Eleições municipais de 2024 tiveram 1.823 candidatos com votação zerada na urna, apontam dados do TSE first appeared on Blog do Seridó.