O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) quer investir R$ 5,8 bilhões, com apoio do Banco Mundial, para recuperar 2,5 mil pontes em rodovias federais em todo o país. A intenção é que até 2014 todos os estados sejam beneficiados com as melhorias. As obras devem começar em maio deste ano nos locais com maior urgência de melhorias.
Segundo o Dnit, esta é a primeira vez que o governo federal lança um grande programa de recuperação em pontes de rodovias federais. As prioridades de recuperação, reforço e alargamento das pontes foram definidas por um extenso diagnóstico de campo. Atualmente, o Dnit tem sob sua responsabilidade mais de 4.300 pontes, viadutos e pontilhões.
Hoje, o Dnit promove uma audiência pública para debater a aplicação desses investimentos, que constam do Programa de Reabilitação de Obras de Arte Especiais (Proarte). A audiência será às 10h, na sede do órgão, em Brasília.
A Lei nº 8.666/93 estabelece que toda licitação de valor superior a R$ 150 milhões deve ser detalhada até 45 dias antes do lançamento da licitação.