Os equipamentos hídricos do Rio Grande do Norte estão em constante monitoramento e em situação considerada satisfatória de acordo com dados da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).
A afirmação foi feita pela coordenadora de Gestão da Semarh, Joana D´arc em audiência nesta quarta-feira, 2, na Assembléia Legislativa. As barragens, açudes e reservatórios que foram recentemente vistoriados pela Semarh estão em condições de armazenamento de água para o inverno deste ano, sem grandes problemas, mesmo tendo sido detectados crescimento de vegetação e pequenos danos nas estruturas hídricas. Durante a audiência, a coordenadora Joana D´arc explicou como funciona o trabalho de prevenção e intervenção da secretaria em períodos de chuva.
“A Semarh tem um corpo técnico responsável pelo monitoramento constante das bacias, onde hoje temos a capacidade média em 70%, situação de armazenamento satisfatória”, justifica. Joana D´arc comentou que o atualmente não existe possibilidade de rompimento dos grandes reservatórios do Rio Grande do Norte e que os acidentes que ocorreram foram motivados pelas construções particulares e sem obedecer a critérios técnicos de armazenamento. Mesmo garantindo a segurança das barragens, a coordenadora de gestão da Semarh disse que o mais importante é dar continuidade ao trabalho de manutenção dos reservatórios feito pela Semarh em parceria com os órgãos do Governo do Estado.
Os representantes das entidades ligadas à pasta de recursos hídricos como o presidente da Emparn, José Geraldo Medeiros e o meteorologista Gilmar Bistrot e o coordenador da Desefa Civil, o tenente do Corpo de Bombeiros, Josenildo Acioly fizeram as explicações técnicas sobre a prevenção dos possíveis danos causados pelas chuvas, comentadas pelos prefeitos da região do Vale do Açu e pelos deputados.