A corregedoria de Justiça do Rio Grande do Norte informou que começarão, na próxima segunda-feira (7), as inspeções em todas as unidades ligadas ao sistema de internação de adolescentes, conhecidas por Ceducs.
Os Centros Educacionais (Ceducs) existem desde 1979 no estado, e até hoje, carregam a conotação de presídios. Segundo o Procurador- geral do estado, Manoel Onofre Neto, o Estado gasta mensalmente R$ 5mil com esses adolescentes, e mesmo assim, o poder público não vem dando a resposta que a sociedade espera quanto ao trato com esses jovens.
A visita foi definida em uma reunião, na quinta-feira passada (3), entre o corregedor desembargador Cláudio Santos, os juízes das Varas da Infância e da Juventude, o Ministério Público, Defensoria Pública e Fundação de Assistência a Criança e Adolescente (Fundac), após ter sido detectada a falta de vagas para a internação de adolescentes infratores no Centro Educacional Pitimbu, que atende à grande Natal.
O objetivo da inspeção, segundo a Corregedoria, é elaborar um relatório que será encaminhado à Secretaria Estadual de Assistência Social e à Fundac com os problemas detectados nas unidades.