Passados alguns meses desde a divulgação do resultado final do concurso do Detran RN, os aprovados ainda aguardam a homologação do certame. A espera, porém, deverá ser estendida até maio, no mínimo. A suspensão deste e de outras seleções realizadas ainda no ano passado, foram realizadas pelo Governo Estadual com o objetivo de não ferir leis e para que o Estado se adequasse à realidade financeira pela qual está passando antes de homologar qualquer concurso.
O secretário estadual de Administração, Manoel Pereira, afirma que caso alguém seja contratado neste momento, o Estado transgride à Lei de Responsabilidade Fiscal. “Estamos tomando algumas providências, realizando alguns ajustes. Até maio, não teremos como programar a homologação deste concurso”, disse Manoel. Os maiores prejudicados com esta postergação, são os aprovados. Os irmãos Tharles e Marcelo Dias, são exemplos de candidatos aprovados que passaram por situações difíceis desde o resultado do concursos. Ansiosos pela nomeação, eles chegaram a pedir demissão das empresas nas quais trabalham. O caso mais complicado é o de Marcelo, que chegou a pedir demissão do seu emprego.
“Meu irmão foi aprovado em primeiro lugar para o cargo de inspetor de veículos. Chegou a pedir demissão imaginando que assumiria logo a função. A sorte foi que a empresa não aceitou o pedido de demissão e ele continua trabalhando”, afirmou Tharles. Ele, que é técnico em informática, não esconde sua frustração com o descaso do Estado em relação a este processo. “Eles (o Detran) pediram uma documentação para investigar nossa vida social e até agora, nada de homologação”, ressalta.