Major Deques assume Penitenciária do Seridó

“A gente não se perde no caminho da volta”. Essa foi a declaração dada pelo Major José Deques Alves que assumiu na manhã de hoje definitivamente o comando da Penitenciária Estadual do Seridó – Pereirão. Após iniciar a vida no sistema penitenciário em Caicó e se transferir para outras funções na capital do estado ele volta a direção do presídio. Antes, Major Deques estava a frente da Coordenação de Administração Penitenciária – COAP, da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania – SEJUC do Rio Grande do Norte.  
“Estou retornando para concluir a minha estadia no sistema penitenciário onde comecei. Foi aqui onde foram abertas as portas para outras oportunidades da minha vida. Já vinha respondendo pelo Pereirão desde agosto do ano passado, mas agora é em definitivo”, disse o Major Deques, diretor do Presídio.
Referencia no estado, a Penitenciária Estadual do Seridó é destaque por não ter, desde a fundação em 1998, sido registrada nenhuma fuga. Além disso, cerca de 30% da população carcerária está matriculada em sala de aula.
“Antes eu coordenava 37 unidades prisionais e agora vou ter mais tempo para dedicar-me ao Pereirão. Pela minha experiência, o que eu quero é incentivar essas iniciativas sociais que dinamizam o sistema carcerário aqui em Caicó”, falou o Major Deques.
No último dia 14 de fevereiro, a Penitenciária Estadual do Seridó -PES recebeu a visita do diretor da 10ª DIRED, Petrúcio Ferreira, com o objetivo de solidificar o processo educativo em 2011 (alfabetização ao Ensino Médio) no interior da PES. É oferecida aos privados de liberdade a alfabetização; 2º período; 3º; 4º; 5º ano e o Ensino Médio. As aulas são ministradas nas segundas, terças, quintas e sextas – feiras.
“É por isso que o Pereirão se diferencia das demais unidades do estado. Contamos sempre com o apoio da população e de iniciativas de segmentos da sociedade”, completou o Major.
Reforma do Pereirão
Para o Major Deques, a unidade prisional caicoense necessita, de forma urgente, de uma reforma. Entre os pontos citados por ele estão as partes elétricas e hidráulicas que precisam de reparos.
“Desde 1998, quando foi inaugurado, que o presídio caicoense não recebe uma reforma. Minha preocupação, por exemplo, são as guaritas que precisam ser reparadas, principalmente por causa do inverno que está chegando”, argumentou o Major Deques.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *