Defesa Civil seridoense reúne-se amanhã em Caicó

Imagem das Inundações em Ipanguaçu

Preocupada com as fortes chuvas que estão caindo no Seridó e com a previsão de inverno rigoroso para os próximos dias, a Defesa Civil seridoense estará reunida amanhã, quinta-feira, às 9h, em Caicó. A reunião será na sede da Agência de Desenvolvimento do Seridó (Adese) e deve contar com Prefeitos de cidades pertencentes à Associação dos Municípios do Seridó (AMS).

“Precisamos agir para que não possa acontecer tragédias como a de Jucurutu, Jardim de Piranhas e Caicó, que enfrentou uma verdadeira inundação nos últimos dias. A população está vulnerável e é necessário que se monte um plano de estratégias para a população”, Disse o Sargento Marcelo, coordenador da Defesa Civil do Seridó.
O objetivo é elaborar um plano de ação para as cidades seridoenses que será entregue aos prefeitos. As medidas a serem tomadas são de contenção para o período que antecede e sucede as chuvas.
“Desentupir galerias, reforçar paredes de açudes, levantar as áreas de risco das cidades, verificar casas que estão em risco de desabamento, remanejar a população para uma área segura, entre outras, são medidas que podem ser desenvolvidas antes das tragédias e inundações”, completou Marcelo.
Para o comandante da Defesa Civil no Seridó, as ações que podem ser feitas depois das chuvas são: local de amparo para os desabrigados, transportes para os necessitados, alimentação, equipe médica, veículos, motoristas, entre outros.

“O povo precisa saber e ficar orientado de como se comportar diante de inundações causas pelas chuvas. Vamos mostrar as formas que os prefeitos devem fazer para decretar estado de calamidade pública ou de emergência. Já passou da hora de agir, mas ainda é tempo”, finalizou o Sargento Marcelo.

Imagem das Inundações em Ipanguaçu

Chuvas

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) prevê chuva em todas as regiões do estado, pelo menos, até o próximo domingo. As maiores precipitações devem ocorrer nas regiões Seridó e Alto Oeste. A ocorrência dessas chuvas deve proporcionar um tempo úmido e parcialmente nublado.
A situação pode se complicar ainda mais para Ipanguaçu e municípios localizados no Vale do Açu. Devido estar em uma bacia, a região está mais sujeita a receber água da sangria da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves e do estado vizinho da Paraíba. De acordo com o metereologista Gilmar Bistrot, a previsão para os meses de maio e junho está acima do normal em todas as regiões do estado, especialmente na região litoral. Em junho, os natalenses podem enfrentar fortes chuvas, acima do normal.    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *