Aulas começam segunda, mas futuro do ano letivo estadual ainda é incerto

Apesar da convocação de mais de mil professores, esta semana, e do anúncio de investimento de R$ 32 milhões em transporte escolar, o Governo do Estado ainda tem muitos desafios pela frente para garantir o ano letivo no Rio Grande do Norte. Marcado para a próxima segunda-feira (14), o ano letivo de 2011 se inicia com um déficit de mais de 3 mil educadores no quadro de docentes e infraestrutura precária nas instalações das escolas.
Na última sexta-feira (4), na Escola Estadual Winston Churchill foi constatado o cenário de descaso e o abandono dos alunos. Segundo a diretora da unidade, Maria Eliana, a queda no número de alunos matriculados nas escolas acontece pela falta de estrutura das instalações. “Falta investimento nas escolas. O governo politicamente gosta de criar escolas para angariar votos. Por que não investir nas que já existem? Vai chegar um ponto em que haverá inúmeras escolas e faltarão alunos” contestou Maria Eliana.
Segundo a Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC), ainda há vagas nas escolas da rede estadual e os alunos poderão se matricular até o preenchimento total destas vagas. O déficit de professores no Estado é um dos problemas listados pela secretária e educadora, que ainda lembrou a falta de profissionalização e valorização desses profissionais.
Os professores selecionados estão sendo convocados até amanhã (11) para comparecer as suas respectivas Diretorias Regionais de Educação, Cultura e Esporte (Dired). Quanto ao transporte escolar, o governo do Estado garantiu investir R$ 32,2 milhões, neste ano de 2011. O programa vai repassar os recursos para as prefeituras e estas repassarão para contas específicas municipais. Os recursos serão utilizados em alocação de veículos, manutenção e aquisição de combustível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *