Audiência pública debate situação do SUS no RN

A Câmara Municipal de Natal realizou uma audiência pública para debater a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio Grande do Norte, avaliando tanto aspectos positivos quanto negativos, além de propostas para avançar na oferta de uma saúde de qualidade e integral. Motivada pela alta demanda pelos serviços no Hospitalar Monsenhor Walfredo Gurgel, a iniciativa contou com a participação de representantes do Governo do Estado e dos municípios que compõem a região metropolitana de Natal.

Na semana passada, os parlamentares da Comissão de Saúde da CMN fizeram mais uma visita fiscalizatória na Unidade e encontraram pacientes amontoados nos corredores aguardando por procedimentos de urgência, incluindo alguns da ortopedia cirurgiados que não estavam com medicação prescrita para dores. Por outro lado, as autoridades estaduais alegaram que o complexo hospitalar passa por cinco obras, o que compromete os atendimentos. Diante dessa situação, o colegiado decidiu convidar os gestores da saúde para uma audiência a fim de obter esclarecimentos.

“Essa audiência pública, que teve como tema “SUS: uma construção coletiva”, foi proposta para distensionar o debate e colocar os atores na mesa de diálogo. Desde o início, acreditei que a gente precisava chegar neste momento, estado e municípios, com os palanques desarmados, com as bandeiras políticas baixas. O povo de Natal e do Rio Grande do Norte não quer mais saber de polarização. As pessoas querem discutir o que se pode fazer para melhorar os serviços de saúde. É isso que estamos fazendo”, pontuou o presidente da Comissão, vereador Luciano Nascimento (PSD).

The post Audiência pública debate situação do SUS no RN first appeared on Blog do Seridó.