A história se repete como fato consumado. Aproveitando a grande visibilidade e vislumbrando a possibilidade de ótimos negócios para os artesãos que participam mais uma vez da Feira Internacional de Artesanato (Fiart), beneficiando artesãos cadastrados.
Lá, eles podem expor e vender suas peças, sem custos, no estande montado no Centro de Convenções. Na 16ª edição da Fiart, aberta nesta sexta-feira (21), 42 artesãos fizeram a exposição de trabalhos na feira e 500 serão beneficiados diretamente com a venda de seus produtos no estande principal. Produtos esses que o Artesanato comercializa regularmente, como, por exemplo, peças em cerâmica, renda de bilro, pinturas em tecido, bolsas, crochês, cestaria, utensílios domésticos e uma diversificada produção artesanal.
O estande maior, também chamado de “lojão”, mede 78 metros quadrados. Além dele, há mais seis estandes menores, para os artesãos, cada um com nove metros quadrados. Os artesãos ministrarão ainda oficinas de pintura, tenerife, trabalhos em arame e confecção de colchas e redes para os interessados. São mais de 30 tipologias, que vai da serigrafia à pintura em diversas técnicas.
A Feira Internacional de Artesanato (Fiart) é realizada desde 1996, sempre no período de alta estação, época em que a movimentação de turistas na cidade aumenta e cria mais oportunidades para os artesãos locais mostrarem seus trabalhos. Expõe também peças de artesãos de outros países como Bolívia, Peru, Espanha, Itália e Uruguai, além de países do oriente.
O evento conta ainda com apresentações de danças folclóricas, shows artísticos, desfile de moda artesanal e espaço gastronômico. A Fiart prosseguirá até o dia 30 de janeiro, no Centro de Convenções de Natal, na Via Costeira, sempre de 17h às 22h..