Isolda defende greve dos petroleiros e diz que Petrobras é patrimônio do povo

Durante pronunciamento na sessão plenária desta quarta-feira (12), a deputada Isolda Dantas (PT) externou sua solidariedade aos petroleiros em greve e afirmou que é um direito legítimo da categoria. A parlamentar defendeu a Petrobras como importante peça do patrimônio do povo brasileiro.

“Os petroleiros estão se utilizando de uma ferramenta importante na defesa dos seus direitos. Essa greve além da defesa do patrimônio é um ato contra a demissão de mais de mil trabalhadores no Paraná, que já é uma consequência de uma política de desmonte do patrimônio dos brasileiros”, afirmou a parlamentar.

A deputada disse que o governo federal precisa rever a política que vem adotando em relação à produção, aos investimentos da empresa e ao preço dos combustíveis. Também defendeu a revisão do acordo coletivo com a categoria, que está sendo desrespeitado.

Isolda Dantas disse que de forma equivocada o presidente Jair Bolsonaro está desafiando os governadores em relação ao ICMS para mudar a política de preço. “O preço agora é regulado pelo mercado internacional e isso não é correto. Temos o direito de ter combustível mais barato porque produzimos. O petróleo é patrimônio do povo brasileiro e não é possível que, sendo o Rio Grande do Norte um dos maiores produtores, a gente pague um dos botijões de gás de cozinha dos mais caros do país”, criticou a deputada.

O Rio Grande do Norte até Dezembro de 2009 era o maior produtor de petróleo em terra, ocupando a 4ª posição em produção marítima e em 3º lugar no ranking nacional de produção total (terrestre + marítima). A produção foi diminuindo ano a ano, até que em 2018 o RN assumiu a sétima posição no ranking dos Estados produtores.

A falta de investimentos da Petrobras, maior produtora de petróleo e monopolizadora da extração de gás natural no Estado, é apontada como a principal causa do recuo da produção ao longo dos anos aqui no RN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *