Sandro Pimentel parabeniza professores e pede reconhecimento aos profissionais

Durante pronunciamento na Sessão Ordinária desta quinta-feira (15), o deputado Sandro Pimentel (PSOL) homenageou professores pelo seu dia, mas também criticou a falta de valorização e as “péssimas” condições de trabalho enfrentadas pelos profissionais da Educação.

“Hoje eu quero, com muita alegria, dedicar minha fala a todas as educadoras e aos educadores do Brasil e, em especial, das terras potiguares. Nós sabemos as dificuldades pelas quais passa a Educação no nosso País. E nosso Estado não tem sido diferente. Sai governo, entra governo, e a situação se mantém inalterada da pior forma, na parte de baixo”, apontou.

De acordo com o parlamentar, recentemente – e isso vem se repetindo ano a ano – nos resultados divulgados pelo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), o Rio Grande do Norte tem estado sempre nas últimas colocações.

“Isso é vergonhoso para os governantes. E todos nós sabemos dos problemas enfrentados pelos educadores: falta de condições de trabalho; escolas sucateadas – algumas até caindo o teto; problemas hidráulicos, elétricos e de iluminação; falta de material didático; falta de incentivo a esses docentes, que por vezes tiram do seu próprio bolso para poder ensinar; dentre outras dificuldades. E mesmo com toda essa dedicação, sempre demora a chegar o que lhes é devido, o incentivo em forma de remuneração. Infelizmente muitos abrem processos nas secretarias e passam anos sem conseguir receber o que lhes é de direito”, censurou.

Para Sandro, é lamentável que, no seu dia, os professores não tenham o que comemorar. “Ensinar é um dom, não é para todas as pessoas. Como já disse Paulo Freire ‘Quem ensina aprende, quem aprende ensina’. Não é o ensinar, mas o compartilhamento que forma o processo mais amplo chamado ‘Educação’. E essas pessoas sofrem muito no dia a dia. Imaginem o que os professores estão passando nessa pandemia, tendo que ensinar virtualmente, tendo que se reinventar. E tudo isso sem o mínimo de condições dignas de trabalho”, alertou o deputado.

Por fim, citando as mulheres professoras da sua família, Sandro Pimentel estendeu a homenagem a todos os docentes do Estado.

“Portanto, é em nome da professora Conceição Pimentel, minha mãe, que se aposentou como professora; é em nome da minha irmã, Solange Pimentel, que tem simplesmente 33 anos de labuta diária na sala de aula, no Estado, e 23 anos em Ceará-Mirim; e em nome da minha outra irmã, Sandra Pimentel, diretora da Escola Estadual Lurdinha Guerra, que eu parabenizo todas as professoras e todos os professores, por todo o esforço que têm feito, sem nenhum reconhecimento. Não há muito o que se comemorar, mas fica aqui minha homenagem e o meu agradecimento a todos vocês”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *