Surto de varíola dos macacos pode ser eliminado na Europa, diz OMS

É possível eliminar o surto de varíola dos macacos na Europa, disseram autoridades da Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta terça-feira (30), citando evidências de que o número de casos está diminuindo em alguns países.

Há sinais encorajadores de um declínio semanal sustentado no aparecimento de casos em muitos países europeus, incluindo França, Alemanha, Portugal, Espanha e Reino Unido, bem como uma desaceleração em algumas partes dos Estados Unidos, apesar da escassez no suprimento de vacinas.

“Acreditamos que podemos eliminar a transmissão sustentada humano-humano da doença na região (europeia)”, disse o diretor regional da OMS para a Europa, Hans Kluge. “Para avançar até a eliminação precisamos urgentemente intensificar esforços.” Os fatores significativos por trás da desaceleração parecem ser a detecção precoce, o que leva os pacientes a se isolarem mais cedo, e as mudanças comportamentais, disse Catherine Smallwood, autoridade sênior de emergência e gerente de incidentes de varíola dos macacos da OMS na Europa, em entrevista.