Pazuello diz que Brasil trabalha com ‘no máximo’ três opções de vacina contra Covid-19

pazueloO ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou nesta quarta-feira que o Brasil trabalha com “no máximo” três opções de vacina contra a Covid-19 no planejamento da imunização da população contra o novo coronavírus. A declaração ocorreu poucas horas após o anúncio da aprovação da vacina da Pfizer e da BioNTech pelo Reino Unido.

Pazuello, nas entrelinhas, parece reforçar a mensagem transmitida pelo seu secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, na última terça-feira. Medeiros, que não citou vacinas específicas, disse que imunizantes dependentes de armazenamento e transporte sob temperaturas muito baixas — caso da fórmula da Pfizer — fogem do padrão ideal da pasta por limitações logísticas do país.

— São muito poucas as fabricantes que têm quantidade e um cronograma de entrega efetivo para o nosso país. Quando chega no final das negociações e vai para cronograma de entrega e fabricações, os números são pífios. É um número de grande quantidade que reduz a uma, duas, três ideias (companhias). A maioria fica com números muito pequenos para nosso país — disse Pazuello.