Álvaro Dias receberá comenda Mecenas Potiguar da ANL

31792O prefeito Álvaro Dias será homenageado com a comenda e o troféu de Mecenas Potiguar, concedidos pela Academia Norte-rio-grandense de Letras para as personalidades, das áreas pública ou privada, que se destacam na proteção e incentivo à cultura local. A cerimônia está marcada para esta quinta-feira (14/11), data na qual a instituição comemora os 83 anos de sua fundação. Além do prefeito, o empresário Eduardo Vila também será contemplado com o título e jornalistas do estado receberão a Medalha Agnelo Alves.

Álvaro Dias foi escolhido, por unanimidade, pelos membros da Academia e também ficará responsável pelo discurso da noite, em nome de todos os agraciados com os prêmios concedidos pela instituição. “O prefeito Álvaro Dias está dando prioridade, em sua administração, à área cultural, valorizando nossa cultura e, principalmente, os artistas populares. O prefeito é um homem de sensibilidade cultural. Ele entende, sobretudo, que a cultura é desenvolvimento, é uma coisa objetiva. É uma emoção muito grande para mim e para a Academia poder estar concedendo a ele essa comenda”, explicou Diógenes da Cunha Lima, presidente da ANL.

O presidente cita algumas das ações promovidas na gestão Álvaro Dias. “O que ele fez com o Carnaval da cidade é um exemplo de trabalho na cultura, que rende emprego e renda. O que a cidade de Natal ganhou foi muito mais do que investiu, assim como o faz com o Natal em Natal e em outros eventos culturais. O formato do troféu que entregamos é um “X”, justamente por esse tipo de atitude, ou seja, alguém que é um multiplicador para a cultura e o desenvolvimento no nosso Estado”, analisou Diógenes da Cunha Lima.

Segundo o presidente da entidade, outros projetos na área cultural não podem ser esquecidos e estão alavancando o desenvolvimento em Natal, usando como base a cultura e a economia criativa. “Não podemos esquecer o que ele fez com a revitalização do Centro da Cidade (Beco da Lama), com o Alecrim, através da reforma da praça Gentil Ferreira, entre tantas outras”, enumerou. A programação inclui, além da sessão solene, a apresentação musical de dois corais, que estarão reunidos especialmente para a ocasião, apresentações e uma recepção para os convidados.

Confira os Agraciados de 2019:

Troféu Mecenas Potiguar:

– Álvaro Dias

– Eduardo Vila

Palmas Acadêmicas Câmara Cascudo – Pessoa Ilustre

– Padre Sátiro Cavalcanti Dantas

– Monsenhor Lucas Batista Neto

Instituição

– Hospital Infantil Varela Santiago

Medalha do Mérito Acadêmico Agnelo Alves

Categoria do jornalismo impresso e/ou blog

– Sávio Ximenes Hackradt

Categoria de Jornalismo Televisivo:

– Luiz Augusto Maranhão Valle

Categoria de Jornalismo Radiofônico

– Chorinhos e Canções da Universitária FM

Categoria de Jovem Jornalista

– Thiago Cavalcanti de Sousa