Médica que morreu de coronavírus em Natal se isolou após voltar de viagem de trabalho aos EUA

maria-altamira“Uma mulher reservada, mas de coração imenso”. É assim que familiares descrevem a médica proctologista Maria Altamira de Oliveira, de 71 anos, que morreu neste domingo (5), em um hospital privado de Natal, por causa do coronavírus – Covid-19. De acordo com as autoridades de saúde, ela foi o sétimo óbito registrado no estado e o segundo na capital, desde o início da pandemia.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a mulher esteve nos Estados Unidos entre 7 e 18 de março e, depois de voltar, no dia 21, começou a sentir os sintomas do vírus. Compadre da médica e marido da sobrinha Lúcia de Fátima, Idnaldo Morais, de 63 anos, conta que a médica sequer pisou no apartamento em que morava, ao voltar da viagem de trabalho – Altamira participara de um congresso da área de proctologia.

“Ela pediu para a secretária dela descer com algumas coisas, pegou o carro na garagem foi para uma casa de campo que tinha em Parnamirim”, ele conta. O internamento aconteceu no dia 23. Ela tinha hipertensão. Maria nunca casou e não teve filhos. Os familiares mais próximos eram alguns irmãos e sobrinhos. Nem todos puderam comparecer à cremação do corpo, na manhã desta segunda-feira (6).