Vereadores de Natal aprovam projeto que institui Programa de Saúde do Homem

49d96002-c557-4eea-bc16-ffce6f9582a8O Projeto de Lei n° 211/2018 aprovado na Câmara Municipal de Natal, em , Sessão Ordinária nesta quinta-feira (17), institui o Programa Municipal de Saúde do Homem. Pela proposta, a política deve incluir ações de prevenção, detecção precoce, diagnóstico e tratamento de doenças e agravos à saúde que acometam exclusiva ou predominantemente a população masculina.

Ainda conforme o texto, de autoria do vereador Franklin Capistrano (PSB), os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) devem fazer ampla divulgação do projeto. Capistrano argumentou que, devido a fatores culturais, os homens são mais avessos aos cuidados com a saúde. “Ademais, inadequações administrativas e de capacidade de atendimento dos serviços públicos desencorajam a procura por atendimento”, afirmou.

“Os homens vivem em média sete anos menos do que as mulheres. O preconceito e a falta de tempo ainda são as causas apresentadas por eles para esta ausência de cuidados. Dito isso, a matéria em questão visa prevenir doenças e difundir a qualidade de vida masculina, contribuindo para a diminuição dos problemas de saúde em nossas crianças, jovens e adultos”, afirmou o parlamentar.

Em seu discurso, a vereadora Nina Souza (PDT) defendeu a proposição. “É de conhecimento geral que as mulheres buscam mais os serviços de saúde e são mais atentas nos cuidados com o corpo e a mente. A imensa repercussão da campanha Outubro Rosa é um bom exemplo disso. Então, é preciso que o poder público institua programas de garantia para a saúde masculina, além de conscientizar a população acerca dos perigos da ausência dos procedimentos preventivos”.