Samu 192 discute implantação da Lei Lucas nas escolas do RN

Audiência Pública Lei Lucas - Foto  João Gilberto (2)O pequeno Lucas Begalli faleceu aos 10 anos de idade após se engasgar com um pedaço de salsicha durante um passeio escolar. O caso foi uma fatalidade, mas sua vida teria sido salva se na escola particular em Campinas (SP) houvesse alguém com conhecimentos básicos de primeiros socorros para socorrer a criança enquanto o serviço médico não chegasse ao local.

A tragédia levou a família a idealizar e coordenar um movimento que resultou na Lei Federal nº 3.722, também conhecida como Lei Lucas, que tem o objetivo de evitar mortes como a de seu filho, levando às escolas o conhecimento de técnicas de atenção imediata que auxiliam no socorro e fazem a diferença entre a vida e a morte de uma criança ou jovem acidentado.

A aplicação da Lei Lucas no RN foi o tema de audiência pública, nesta quinta-feira(15), promovida pela Assembleia Legislativa, por proposição do deputado Hermano Morais. Durante a audiência, a coordenadora adjunta do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu, Patrícia Meireles, apresentou a Lei Federal e falou sobre a importância da prevenção de acidentes com crianças no ambiente escolar.