Projeto de Hermano propõe capacitar alunos com lições de primeiros socorros

O deputado Hermano Morais apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa propondo a criação do programa “Lições de Primeiros Socorros na Educação Básica da Rede Escolar em todo o Estado”. A iniciativa busca orientar alunos, professores e demais funcionários das unidades escolares quanto à identificação de emergências médicas que exijam intervenções rápidas, permitindo-lhes conduzir os procedimentos mais adequados para cada caso.

“É de vital importância a prestação de atendimentos emergenciais. Conhecimentos simples muitas vezes diminuem o sofrimento, evitam complicações futuras e podem salvar vidas. A maioria dos acidentes poderia ser evitada, porém, quando acontecem, geralmente vêm acompanhados de inúmeros outros fatores, como nervosismo, pânico, pessoas inconscientes, entre outros. Este é o quadro que se depara quem chega primeiro ao local e, dependendo da situação, requer socorros imediatos”, justifica Hermano.

Segundo pesquisa com profissionais de saúde, um número expressivo desses acidentes pode ser revertido, tendo consequências atenuadas ou anuladas, caso ocorra identificação seguida de imediata prestação de auxílio básico por parte de uma pessoa previamente treinada em procedimentos básicos de primeiros socorros. No ano de 2016, cerca de 2.300 óbitos de crianças de zero a 14 anos poderiam ter sido evitados caso tivessem recebido os primeiros socorros. Mais de 800 casos foram por sufocamento causado por engasgos.

A prestação de primeiros socorros e o auxílio às pessoas vítimas de acidentes ainda são temas pouco difundidos na população brasileira. Esta frágil situação, agrava a condição de muitos indivíduos vítimas de acidentes e contribui para estatísticas negativas relacionadas a esse contexto. “O conhecimento de técnicas de atenção imediata, preparo e assistência, quando aplicadas prontamente, oferecem a chance real de fazer a diferença entre a vida e a morte de um jovem ou criança acidentado”, explica Hermano.

De acordo com o projeto, devem ser capacitados os estudantes de todos os anos da educação infantil e dos ensinos fundamental e médio, que receberão lições de primeiros socorros na forma de atividades educativas e palestras durante o período letivo regulamentar, versando sobre a identificação de situações de emergências médicas e técnicas de procedimentos a serem adotados, além dos números de telefone dos serviços públicos de atendimentos de urgência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *