Prevenção do HIV é destaque do Dezembro Vermelho nas Unidades de Saúde de Natal

WhatsApp Image 2019-12-05 at 12.53.25O Dia Mundial de Luta contra a Aids é comemorado em primeiro de dezembro. Mas a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) realiza durante todo o mês o Dezembro Vermelho, campanha em alusão a ações de prevenção e diagnóstico precoce do HIV/Aids e IST’S (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

São diversas atividades com a intenção de conscientizar a população sobre o riscos, formas de contágio e o tratamento da doença. Designado em 1987 pela Assembleia Mundial de Saúde e apoiada pela Organização das Nações Unidas, o dia de luta contra o vírus foi definido no Brasil, no ano seguinte, por uma portaria do Ministério da Saúde. E tem a intenção de reforçar a solidariedade e formas de cuidado com as pessoas que convivem com a doença.

Atividades com a intenção de esclarecer a prevenção, mostrar formas de tratamento e detecção da doença serão realizadas durante todo o período nas unidades Básicas de Saúde e em pontos estratégicos da cidade, como nas praias e escolas da rede pública. Acontecem palestras sobre o tema, além da realização de teste rápido de HIV e Sífilis e distribuição de preservativos.