Prefeitura do Natal avalia positivamente 30 dias de Centro Covid Zona Leste

WhatsApp Image 2020-09-14 at 18.24.55O 3º Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19 foi aberto pela Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) em 13 de agosto, no Palácio dos Esportes, zona Leste da cidade. Um dos motivos para a estrutura era a intensidade de notificações da doença na região. Após 30 dias, tendo um período direcionado para professores do município no turno da tarde, 2.197 usuários tiveram acesso à consulta médica ao apresentar sintomas de síndrome gripal e possibilidade para realização de testagem swab, sorologia e dispensação de medicamentos com prescrição.

Hoje 74,28% dos bairros apresentaram queda no número de casos confirmados e 51,43% não registraram óbitos em relação à semana anterior de acordo com os dados do último boletim epidemiológico (23.08 a 05.09). De 13 de agosto a 11 de setembro, foram 1.443 atendimentos de oferta livre à população; destes 795 fizeram o teste SWAB e 78 (9,81%) foram positivos. A partir de 01 de setembro, o Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19 Zona Leste tornou-se referência para os profissionais da educação e 754 indivíduos de escolas municipais, estaduais, federais e privadas receberam atendimento precoce; 697 realizaram o exame sorológico e 95 (13%) apresentaram algum tipo de resultado positivo para IgG ou IgM.

“Acreditamos que esse atendimento no início dos sintomas, bem como um tratamento preventivo, disponível em todos os nossos centros, tenham contribuído para esse saldo positivo que estamos vendo em nossos boletins epidemiológicos. O Nélio Dias e o Cemure também continuam atendendo e cabe à população permanecer com os cuidados de higienização, uso de máscara e as medidas de distanciamento. A pandemia não acabou, ainda devemos continuar alerta ao coronavírus”, indica George Antunes, secretário de Saúde de Natal.