Pequim eleva nível de alerta sanitário por surto “extremamente perigoso” de coronavírus

Pequim aumentou seu alerta sanitário para o nível dois (em uma escala de quatro em que o nível um é o mais grave) na noite desta terça-feira, devido ao surto de coronavírus relacionado com o principal mercado de alimentos da capital da China, o Xinfadi.

O Governo municipal considera a situação “extremamente grave”, declarou seu porta-voz, Xu Hejiang, embora ao longo do dia tenham sido registrados menos casos novos confirmados, 27, do que nos dois dias anteriores, quando chegaram a 36. Os especialistas alertam que as próximas 48 horas serão cruciais para determinar se o foco foi contido a tempo e está sob controle.

Como parte das medidas adotadas com este recuo na reabertura de Pequim, todas as escolas fecharão suas portas ―as aulas presenciais voltarão a ficar suspensas da pré-escola até o ensino superior, poucas semanas depois de terem sido retomadas. Também foi recomendado o teletrabalho na medida do possível, e a partir desta quarta-feira o acesso a locais públicos, como parques, bibliotecas e museus, será limitado a 30% da capacidade.

Para entrar em qualquer complexo residencial será necessário se submeter a uma medição de temperatura, e as máscaras voltarão a ser obrigatórias nas ruas. Também foram impostas restrições ao transporte: segundo o Global Times, os dois aeroportos da capital suspenderam seus voos interprovinciais.