Papa Francisco pede diálogo e comedimento em meio a tensões no Oriente Médio

PAPAO Papa Francisco pediu diálogo e comedimento durante missa neste domingo (5), no Vaticano, em meio a tensões que ocorrem no Oriente Médio. Estados Unidos e Irã vivem nova crise desde que um ataque americano matou, na quinta-feira (2), o principal general iraniano, Qassem Soleimani. “Peço a todos os lados que mantenham a chama do diálogo e do comedimento e afastem a sombra da hostilidade”, disse Francisco. “A guerra só traz morte e destruição.”

A tensão entre EUA e Irã se agravou desde a morte do general iraniano Qassem Soleimani, na quinta-feira (2), em um bombardeio aéreo americano em Bagdá, no Iraque. Na sexta (3), o líder supremo iraniano, Ali Khamenei, e o presidente do país, Hassan Rouhani, prometeram vingança pela morte de Soleimani, e o presidente americano, Donald Trump, respondeu também com ameaças.

 Neste domingo (5), o exército iraniano disse duvidar que Trump tivesse coragem de cumprir as ameaças. O ex-ministro da Defesa iraniano e hoje conselheiro militar do líder supremo do país, Hossein Dehghan, afirmou que “a resposta [ao ataque que matou Soleimani] será com certeza militar e contra alvos militares”.