Fifa prefere mais times da Libertadores e menos da Sul-Americana no Mundial de 2021

99dwyx6p58cywnlggiooji82bA Fifa e a Conmebol ainda não conseguiram se entender sobre os critérios de classificação ao Mundial de Clubes de 2021, o primeiro a ser disputado sob o novo formato, com 24 clubes. Essa decisão deve ser tomada em março de 2020, quando o Conselho da Fifa se reúne justamente em Assunção, no Paraguai, sede da Conmebol. O que é certo, por enquanto, é que o Flamengo está garantido.

Na Fifa, avalia-se que a diferença de nível técnico entre a Libertadores e a Copa Sul-Americana é grande demais — e que isso deveria ser levado em consideração na distribuição das vagas. A Fifa delegou a cada confederação continental a tarefa de elaborar os critérios de classificação ao Mundial. Mas como se trata de um torneio da Fifa, é ela quem no fim das contas aprova ou não os planos da confederações.

A América do Sul terá direito a seis vagas no Mundial. O motivo da divergência é a maneira como a Conmebol pretende distribuir essas vagas. A entidade que governa o futebol sul-americano quer enviar ao torneio:

Os campeões da Libertadores de 2019 e 2020

Os campeões da Sul-Americana de 2019 e 2020

Dois outros times escolhidos a partir da recriação da Supercopa dos Campeões da Libertadores