Coordenador da 10ª Dired visita a Penitenciária Estadual do Seridó

No último dia 14 de fevereiro, a Penitenciária Estadual do Seridó -PES recebeu a visita do diretor da 10ª DIRED, Petrúcio Ferreira, com o objetivo de solidificar o processo educativo em 2011 (alfabetização ao Ensino Médio) no interior da PES.
A educação foi instituída desde 2004, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, SEJUC, Sub-coordenadoria de Jovens e Adultos – SUEJA, órgão oficial que coordena a 10ª DIRED de Caicó, e os Centros de Educação de Jovens e Adultos – Senador Guerra.
O corpo docente é composto por uma professora efetiva- Maria Rita de Oliveira e cinco contratados: Juclebson Neves, Jeane Fernandes, Luzia Raquel, Alanna Anuska e Ivânia Taize. Além dos professores, existe a colaboração de todos os Agentes Penitenciários, inclusive, as agentes Francisca Gomes e Nice Dantas.
É oferecida aos privados de liberdade a alfabetização; 2º período; 3º; 4º; 5º ano e o Ensino Médio. As aulas são ministradas nas segundas, terças, quintas e sextas – feiras.
No tocante alfabetização, este é um Programa do Governo do Estado em parceria com o Governo Federal (Brasil Alfabetizado), destinado a jovens e adultos que estão fora do domínio significativo da prática social do ler-escrever, inclusive, os privados de liberdade.
 Os privados de liberdade que desejam concluir o Ensino Médio, estudam utilizando os recursos áudio visuais do tele curso 2000. Sendo que, os exames supletivos são realizados dentro do presídio aplicados por uma Comissão Permanente do Centro de Educação de Jovens e Adultos – Escola Estadual Senador Guerra.
Tem-se também o Projeto Espaço Fênix de Ressocialização, vinculado a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e coordenado pelo professor Dr. Adailson Tavares de Macedo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *