Comitê estadual lança nova recomendação para enfrentar pandemia

O comitê consultivo de especialistas da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) para o enfrentamento da pandemia pela Covid-19 emitiu uma nova recomendação (Nº20/2020). O documento apresenta as tendências observadas no Rio Grande do Norte e as estratégias a serem seguidas pelos municípios e pelo Estado no combate à doença.

A análise feita aponta que a epidemia no RN possui dinâmicas diferentes entre as regiões de saúde. Até 26 de outubro, a Variação Percentual Diária (VPD) do número de casos confirmados de Covid-19 aponta crescimento de 2% ao dia. O documento destaca que se a tendência de queda de casos que ocorreu ao longo de agosto tivesse permanecido, teríamos hoje um número bem menor, provavelmente em torno de 40 casos e não os 263 registrados em 26 de outubro.

Foram listadas 11 recomendações ao estados e municípios, entre elas: o fortalecimento das ações de prevenção e monitoramento; ações de comunicação para melhorar o acesso à informação e sensibilização da população; qualificação das ações educativas – principalmente nos municípios litorâneos e nas divisas com os estados da Paraíba e Ceará; rastreio de casos suspeitos nos voos e aeroporto, entre outras medidas. Há ainda uma importante recomendação sobre o uso de termômetros infravermelhos. Estabelecimentos comerciais adotaram como padrão a medição no pulso e não mais na testa, levando à medição errada da temperatura. Confira aqui o documento.