Ceres Currais Novos realiza CINEDUCA nesta terça-feira

CERES DA UFRNO Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN), campus Currais Novos, promove a 7ª exibição do CINEDUCA: cinema e educação contra a barbárie, com o filme Além da Sala de Aula (2011), do diretor Jeff Bleckner. A sessão acontece às 15h, dia 12, na Sala de Multimeios (Bloco E). Após a exibição, haverá também uma roda de conversa com os participantes sobre o cotidiano das escolas e as relações conflituosas no contexto escolar.

A obra cinematográfica, ambientada em 1987, conta a história de uma professora (mãe de dois filhos) que começa a ensinar crianças de rua em uma escola marginalizada. O desenrolar da trama mostra o impacto da professora recém-formada na sala de aula, assim como o choque de realidade e outras inquietações vinculadas à vida pedagógica da profissional. Veja o trailer do filme neste link. 

O objetivo do projeto CINEDUCA é construir discussões coletivas voltadas para a formação de professores sobre os direitos humanos, ancorada na justiça social. Desse modo, tocam em questões que tratam da realidade escolar, para que os futuros professores tenham a oportunidade de refletir sobre o campo de atuação a partir de exemplos cinematográficos que se aproximam com a nossa realidade local. A última sessão do projeto de extensão será no dia 3 de dezembro, com o filme Numa Escola de Havana (2014).