Às vésperas do 13º salário, pelo menos 75,8 mil potiguares estão endividados

Ainda falta mais de um mês para o Natal e o Ano Novo chegarem. Mas, para o brasileiro, o fim do ano parece que já chegou. O clima antecipado de “Feliz Natal e Próspero Ano Novo” é estimulado por vários fatores, mas um chama atenção: o comércio já tem a cara da festa mais esperada do ano e a palavra de ordem é comprar. Enquanto o marketing das lojas diz “compre”, o crédito faz pior: ensina que dá para comprar até quando não se tem dinheiro. Mas, no Brasil, a situação não está exatamente fácil para quem quer ter uma “noite feliz” no dia 24 de dezembro.
Na capital do Rio Grande do Norte, números da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL) mostram que o bolso dos consumidores não está exatamente sob controle. Até setembro deste ano, 75,8 mil registros de endividados chegaram ao sistema do SPC. No mesmo período do ano passado, o número era de 16,7 mil pessoas com dívidas em atraso; um aumento de 353%. Mesmo assim, ao longo de 2011, os dados mostram umaredução nos registros: em janeiro, por exemplo, eram 87,8 mil cadastrados na “lista negra”. Para quem faz parte do rol de endividados, o momento é de colocar as contas na ponta do lápis para equilibrar o orçamento, pagar o que está atrasado e garantir a compra dos presentes. E como fazer?
Para Reinaldo Domingos, educador financeiro e presidente do Instituto DSOP, um dos caminhos é sonhar. “O fim do ano é propício para avaliar o que eu adquiri e o que eu pretendo fazer. Uma reunião familiar é necessária. O primeiro passo é reunir a família e conversar sobre desejos para colocar todo mundo em prol dos objetivos individuais e coletivos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *