“A nossa expectativa é de boas chuvas em Março, Abril e Maio aqui na região”, diz meteorologista da Emparn

PALESTRA EM JARDIM DO SERIDÓEssa expectativa foi apontada pelo meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN, Emparn, Gilmar Bristot. Ele foi o palestrante do encontro “Condições de Chuvas para 2020 no Seridó Potiguar”, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (05/03) no auditório da Câmara Municipal de Vereadores de Jardim do Seridó. Neste evento o Comitê da Bacia Hidrográfica dos rios Piancó-Piranhas-Açu esteve representado pelo segundo secretário, Procópio Lucena, e pelo coordenador do Centro de Apoio ao CBH PPA, Emídio Gonçalves.

“Estamos no princípio do período chuvoso com as boas chuvas caídas em Janeiro, Fevereiro e no início de Março. Alguns pequenos reservatórios da região já estão com a capacidade máxima e estamos com expectativa de que, com as boas condições que os oceanos estão entregando para a atmosfera – Oceano Pacífico frio e Oceano Atlântico Norte quente – teremos boas chuvas nos meses de Março, Abril e Maio aqui na região”, explicou o meteorologista.

De acordo com o que foi apresentado na palestra, as precipitações devem ficar entre 800 e 1200 milímetros. “Vai depender da região do Estado, mas esperamos que as precipitações fiquem numa média entre 800 e 1200 milímetros. Aqui para o Seridó, principalmente na parte ocidental que engloba Caicó e municípios vizinhos, estamos esperando entre 850 e 900 milímetros de chuvas. Já na parte oriental, que engloba Parelhas, Jardim do Seridó, Currais Novos e outros municípios, aguardamos entre 800 e 850 mm”, disse Gilmar Bristot.